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DICAS DE LIDERANÇA: Líderes agem com a firmeza necessária.

O líder pode tender para dois extremos: democracia – todos decidem tudo em conjunto, ou autocracia – eu mando e você obedece, minha proposta é que o líder não fique em nenhum dos extremos e sim naquilo que eu chamo de firmeza.



Isso quer dizer que, o líder deve estar atento ao que estiver acontecendo com sua equipe e se algo de errado ocorrer, já conversar, fazer feedback e não deixar para depois, da mesma forma com o feedback positivo - elogio.


Líderes proporcionam retorno/feedback para os liderados quando o trabalho não está sendo bem realizado:


Se o liderado não sabe no que está errando dificilmente poderá corrigir-se. É papel do líder dizer a ele, de forma clara, onde e quando ele errou baseado em fatos, ou seja um exemplo para que fique claro para ambos do que estão falando. A partir daí é importante que seja feito um plano de ação em conjunto para que ele supere a dificuldade e siga adiante.

Líderes de sucesso elogiam, dão feedback positivo à sua equipe:

Da mesma forma que quando algo está errado deve ser dito e corrigido, quando está certo deve ser falado e elogiado. Isso deve ser feito de forma clara, baseado em fatos, com um exemplo, assim o liderado seguirá com mais confiança no trabalho que realiza, sabendo que está no caminho certo, não gastará energia com tentativa e erro.

Para ter uma equipe de alto desempenho líderes focam no treinamento continuado da sua equipe:


A escassez de mão de obra leva os líderes a um impasse: falta pessoas na equipe, portanto ele se sobrecarrega, assim não consegue dar a atenção devida à equipe, que acaba sobrecarregando o líder com questionamentos, dúvidas. Para sair desse círculo vicioso só com um bom plano de treinamento e acompanhamento, caso contrário isso não tem fim.

Por último, mas muito importante, vem o processo de acompanhar o desenvolvimento do liderado:


As pessoas de um modo geral gostam que se interessem por elas, gostam de saber para onde estão indo, gostam de serem ouvidas e esse é um dos papéis do líder. Para isso é importante que ele tenha uma rotina de conversas individuais com seus liderados (mensal, bimestral ou até trimestral) com o objetivo de ouvi-los, trazer a sua percepção do que aconteceu no período e uma atualização do plano de desenvolvimento do liderado. Tudo isso deve ficar registrado, de forma individual, onde ele possa acompanhar junto com a pessoa de forma sistematizada todos os seus passos na empresa. Dessa forma no momento da promoção ou de um reajuste salarial o líder tem como avaliar com mais critério e propriedade se é o caso ou não.


Escrito por: Leonir Zacarias de Souza

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